sábado, 15 de julho de 2017

A Santíssima Trindade: Um só Deus em três Pessoas

A Santíssima Trindade Um só Deus em três Pessoas

Texto Áureo = "Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." (Mt 28.19)

Verdade Prática = Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo iguais em substância, glória, poder e majestade.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE – I Corintios 12:4-6 = 2 Corintios13:13
= Gn 1.1,2,26 = Dt 6.4 = Lc 3.22 = Mt 28.19 = Jo 1.1,14,18; 14.26;

HINOS SUGERIDOS: 10,185, 507 da Harpa Cristã

INTRODUÇÃO

Nesta lição estudaremos a doutrina da Trindade Divina: o Pai, o Pilho e o Espírito Santo, dando ênfase maior ao Filho, o Senhor Jesus Crista. Já vimos durante este trimestre que o alva principal das seitas e doutrinas falsas, direta ou indiretamente, e desmerecer Jesus Cristo, porque o Inimigo sabe que Jesus é o único Redentor da humanidade,e que se Ele for desconhecido do povo, as almas não se salvarão e a vantagem será da Inimigo. Mesma quando o pecador sabe que Jesus é o Salvador do mundo, a Inimigo ainda lhe diz para aceitar Jesus depois; mais tarde. Esta lição também serve para o aluno observar quão longe da verdade divina estão os que abraçam as seitas falsas.

A TRINDADE DEFINIDA (Gn1.1,2,26; Dt 6.4; Lc 3.22)

O único e verdadeiro Deus revela-se através das Sagradas Escrituras coma a eterno “Eu Sou”, o Criador do universo e Redentor do gênero humano. Deus ainda se revela deixando claro que reúne em si os princípios de relacionamento e associação pessoal, como Pai, Filho, e Espírito Santo. A Bíblia revelam Deus único em essência ou substância, subsistindo em três distintas e divinas pessoas (Dt 6.4; Is 48.16; Lc 3.22; Mt2&19). A Bíblia começa revelando a Trindade, pois em Gn 1.1, Elohim é um plural, e no v.2, temos o Espírita Santo em atividade.

Cada Pessoa divina tem ofícios distintos na criação, na preservação, todavia as três são perfeitamente uma em natureza e harmonia, de modo as três constituem um Deus uno; não três deuses. O termo trindade não se acha escrito na Bíblia, mas a realidade da Trindade está lá claramente. Os inimigos da sã doutrina não vêem isso porque não querem crer e porque não podem ver, devido a seus preconceitos e as trevas em que se encontram.

Há muitos fatos do mundo que auxiliam na compreensão da Trindade. Três lâmpadas acesas formam uma única luz, e entretanto são três elementos. A imagem é uma só, porém tem três dimensões. Nenhuma delas é a imagem completa, somente as três.

1. A doutrina da Trindade no AT. Esta doutrina aparece muitas vezes na Bíblia. Todas as nações em volta de Israel eram politeístas. Era preciso fixar em Israel a verdade bíblica que o verdadeiro Deus 6 uno. Se a Trindade santa fosse revelada a Israel explicitamente, como no NT, sem dúvida eles ficariam confusos e disso surgiria má compreensão e má interpretação.

a. Gênesis 1.1. “No princípio criou Deus os céus e a terra”. Aqui temos Deus sendo uno e trino ao mesmo tempo. Aqui, a palavra “Deus” é no original “Elohim”, um plural, enquanto que o verbo da frase (criar) está na singular. Elohim é o nome de Deus como Criador.

b. Gênesis 126. Deus ao efetuar a criação do homem, disse: “Façamos o homem, conforme a nossa semelhança”. Os inimigos da verdade afirmam que Deus estava aqui dirigindo-se aos anjos, mas o v. 27 desfaz essa idéia, pois ali está dito que Deus caiou o homem segundo a sua imagem, e não segundo a imagem dos anjos.

c. Deuteronômio 64. “O Senhor nosso Deus é o único Senhor”. Apalavra “Deus” aqui, é Elohim, um nome plural, denotando uma unidade sim, mas composta Por sua vez, a palavra “única”, é no original echad e indica uma unidade composta. Outros exemplos do termo “echad”, sempre indicando unidade também composta: Gn 2.24” e serão ambos uma carne”; ora marido e mulher são um em propósito, harmonia e vivência, mas individualmente duas pessoas. Gn 11.6:

“Eis que o povo é um”. Em que sentido uma multidão de pessoas pode ser um? Outros casos são: Ed 3:1 e Ez 37.17. A unidade absoluta em hebraico tem outro termo diferente para designá-la. Em Jo 10.30, Jesus disse “Em e o Pai somos um”. A palavra um aqui, é no original “heis”, correspondente a echad m Antigo Testamento.

2. A doutrina da Trindade no NT. Aqui, destacamos Le 3.22; Jo 14.16; Mt
28.19; 2Co 13.14; 1 Pe 1.2; 3.18; Lc 5.14.

3. A distinção entre as três pessoas. O Filho está no Pai, e vice-versa; em comunhão. O Pai está o Filho, mas o Filho procede do Pai em autoridade. O Espírito Santo procede do Pai e do Filho, em natureza, relacionamento, cooperação e autoridade. Não são três deuses distintos, nem também são uma só pessoa São três pessoas e uma só essência. Quando em conjunto, a menção mais comum destas pessoas são: Pai, Pilho, Espírito Santo, mas isso não se trata de uma ordem fixa; pode ser diferente, como: Mt 20.192 Co 13.13; Jo 14.26.

A SECO UNDA PESSOA DA TRINDADE (Lc 3.22; Mt 28.19; Jo 1.1,14,18).

1. Jesus como Filho de Deus. Tem um título que somente lhe pertence como Filho de Deus: Senhor Jesus Cristo (Rm 1.7). Quanto a sua divina e eterna natureza, Ele é o Senhor Jesus Cristo, porém, quanto a sua natureza humana, Ele é chamado Filho do Homem. “Filho”, nas línguas bíblicas, não quer dizer somente gerado, mas também participante; da mesma natureza ( Dn 7.13; Mt 9.6; Jo 3.13).
Portanto, Jesus encerra em si, tanto a natureza divina, como a humana (pura, como Adão antes de pecar, 1Co 15.45). Porque Jesus é divino e humano, Ele é o Emanuel, que significa Deus com os homens (Mt 1.23; 1 Jo 4.2; Ap 1.13).

Uma vez que o nome Emanuel abrange tanto Deus como o homem numa só pessoa Cristo; conclui-se que o título Filho de Deus refere-se a sua deidade, e Filho do Homem, à sua humanidade. Nós nos tomamos filhos de Deus mediante o novo nascimento, mas Jesus é o Filho de Deus num sentido único, desde toda eternidade.

2. A posição de Cristo antes dEle vir ao mundo. Crista já existia desde toda eternidade como o Filho de Deus, antes de nascer como um bebê. Jo 1.1 afirma “O Verbo era Deus”. Em Fp2, o Apóstolo Paulo mostra que o Filho é igual ao Pai. Ele “não teve usurpação ser igual a Deus (v.6).

3. Como e por que o Filho de Deus fez-se homem. O milagre da encarnação do Filho de Deus vai além da nossa compreendo. Ele deixou de lado suas prerrogativas coma Deus. Ele tornou-se homem o viveu entre os homens. Cristo veio para redimir a humanidade por sua morte na cruz,mas Ele veio também para revelar Deus ao mundo (Jo 1.18).

A DEIDADE DO ESPÍRITO SANTO (Mt 28d9; Lc 3.22; At 10.19,20).

O Espírito Santo é Deus (At 5.3,4). Ele é a terceira pessoa da Trindade. Em Mt 28: 19 Ele é posto juntamente com o Pai e o Filho. Logo, se o Pai e o Filho são pessoas, o Espírito Santo também é. Em Lc 3: 22 temos o Espírito Santo manifesto “em forma corpórea como uma pomba”; junto ao pai e ao Filho. Ele não apareceu ali em forma humana, porque Deus queria destacar a pessoa do Filho, que a partir dali iniciaria o seu ministério de poder entre os homens através do Espírito Santo (Lc 438,19; At 10: 38). A operação do Espírito Santo seria na vida de Jesus como o Filho do Homem. É a mesma razão porque Ele não se manifestou em forma humana no dia de Pentecoste:

Destacar e glorificar a pessoa de Jesus, e, deixar claro que na Igreja a sua operação é interior, isto é, habitando no crente e capacitando-o para viver a vida cristã e realizar a obra de Deus.
Porém o Espírito Santo é também Senhor (1Co 3.18 ARA) e Criador (Jó 33.4; SI 33.6). Seu ministério principal 6 interior, dando vida, daí Ele ser chamado “Espírito de Vida” (Riu 8.2; Jo 6.63).

1. Atos 15: 28. “Parece bem ao Espírito Santo e a nós”. Aqui o Espírito Santo aparece como uma pessoa em definida e séria atividade mental na tomada de uma resolução, em consulta e cooperação numa assembléia de crentes. Portanto, se o leitor é uma pessoa real com os seus devidos atributos, o Espírito santo também é. Em Ez 8.3, vemo-lo agindo de forma nitidamente pessoal.

2. Atos 10: 19,20. Aqui o Espírito Santo fala como pessoa (“disse-lhe o Espírito”), e, identifica-se como pessoa (“eu os enviei”). Algo inexistente não faz isso, nem também uma simples influência, poder ou unção. Ver Ez 3.24.

CONCLUSÃO.

O Deus uno e triúno ao mesmo tempo, são das doutrinas bíblicas que transcendem a razão humana, mas que as aceitamos pela fé. Há outras verdades e doutrinas bíblias do mesmo quilate.
Se a unidade composta do homem (espírito, alma e corpo), encerram fatos inexplicáveis para sábios, cientistas, e teólogos, quanto mais a triunidade de Deus: Pai, Filho, Espírito Santo. Contudo, em resumo podemos afirmar

Que o Pai é a plenitude da divindade invisível.
Que o Filho é a plenitude da divindade manifesta
Que o Espírito Santo é a plenitude da divindade agindo na criatura.
Todas as três divinas Pessoas da Trindade são co-eternas e iguais entre Si, mas distintas em suas operações concernentes a Criação.

a. O Pai criou tudo, planejando (Ef 3.9)
O Filho criou tudo, executando (Hb 1.3)
O Espírito Santo criou tudo, dando vida e pondo ordem ( jó 33.4; Gn 1.2).

b. Na obra da Redenção.

O Pai planejou a salvação no céu.
O Filho consumou a salvação na cruz.
O Espírito Santo realiza a salvação na vida das pessoas.
Entretanto, em qualquer desses atos grandiosos as três divinas Pessoas estão presentes. Tal é o nosso Deus, a Quem seja a glória, a honra e o louvor pelos séculos dos séculos. Amém!

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lições bíblicas CPAD 1992


A SANTÍSSIMA TRINDADE – UMA VERDADE INCONTESTÁVEL

Lições Bíblicas do 4º Trimestre de 2006 - CPAD - Jovens e Adultos

TEMA – As Verdades Centrais da Fé Cristã

Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor Correia de Andrade

Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto

Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva

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